quarta-feira, 28 de outubro de 2009

APRESENTAÇÃO

O sucesso das políticas públicas, institucionais e pedagógicas, visando reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros, depende necessariamente de uma reeducação das relações entre negros e brancos, o que aqui estamos designando como relações étnico-raciais, partindo de um trabalho conjunto, da articulação entre processos educativos escolares, políticas públicas e movimentos sociais.
A escola, como um espaço democrático e de construção social e o local onde essas relações podem ser desmistificadas e reconstruídas capazes de provocar mudanças culturais promovendo na sociedade ganhos relevantes.
O projeto Poli afro música é mais uma oportunidade de discussão de temas relativos à história e cultura afro-brasileira com fortes repercussões pedagógicas não só na aprendizagem dos alunos e dos professores, como também propõe uma mudança de atitude em toda a comunidade.
“ A presença da cultura negra e o fato de 45% da população brasileira ser composta de negros ( de acordo com o senso do IBGE) não tem sido suficientes para eliminar ideologias, desigualdades e estereótipos racistas”.

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