terça-feira, 18 de novembro de 2008

PALESTA E LANÇAMENTO DO BLOG

Palestra com o professor Antonio Cosme e lançamento do blog Poliafromúsica / 17.11.2008

domingo, 9 de novembro de 2008

LANÇAMENTO DO PROJETO

JANTAR DANÇANTE

A gente quer viver pleno direito...

A gente quer é ter todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão!


PALESTRA

A palestra de lançamento do Projeto Poliafromúsica será realizada no dia 17 de Novembro de 2008 (2ª feira) ás 19:00 h na Câmara de Vereadores localizada na Praça da Biblia, Simões Filho-Ba. Tendo como palestrante o professor Antônio Cosme Lima da Silva.
Sua presença é muito importante!


Antônio Cosme Lima da Silva é Pós-graduado em Educação e Desigualdades Raciais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL e graduando em História pala Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Ex-Subsecretário da Secretaria Municipal da Reparação da Prefeitura Municipal de Salvador (2007/8), Assessorou a Câmara Municipal de Salvador (2003/5); foi Consultor da Secretaria Municipal de Educação de Salvador – SMEC (2006) no projeto As Coordenadorias Regionais de Educação na Implementação da Lei 10.639/03. Ministrou cursos para o Programa de Aperfeiçoamento de Professores - Rede UNEB 2000 em diversas cidades do interior do Estado da Bahia; também pela UNEB ministrou aulas de História da África no Curso de Formação de Professores numa Perspectiva de Combate ao Racismo, ao Preconceito e a Discriminação (2002); participou como professor do Curso de História e Cultura Afro-brasileira promovido pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife/PE (2003), além de oficinas nos Seminários Educar para a Igualdade Racial uma parceria CEAFRO/CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (2003) e no Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico Racial - MEC/SECAD (2006), dentre outras atividades correlatas. Atualmente é Consultor da Secretaria Estadual de Educação no projeto Ire Ayó – Educação para as relações Étnicos-Raciais e Professor colaborador do CEAFRO, órgão suplementar da FFCH/UFBA, responsável pela capacitação dos professores do Municípios de Salvador nos temas que propõe a Lei 11.645/8.

JANTAR DANÇANTE

Sala M
Slide show elaborado por Cristiane.



Mais fotos ...

POLIAFROMÚSICA 2006 / 2007

terça-feira, 4 de novembro de 2008

VISTA MINHA PELE

Clique na imagem para assistir ao filme
Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fatode sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.
Maria quer ser “Miss Festa Junina” da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
O vídeo pode ser usado na discussão sobre discriminação no Brasil. É um instrumento atraente, com linguagem ágil e atores conhecidos do público alvo - adolescentes na faixa de 12 a 16 anos.