*Lembro-me que ano passado ja tinhamos assistido esse video,mas após a palestra de ontem percebi que esse longa tem muito mas a ensinar do que pensamos, ao assisti-lo. Somos verdadeiramente racistas ao ver o filme e nos perguntarmos "Oxe esses papeis nao estam invertidos??" E porque nao?? Reflita.
Vista a Minha Pele "Vista a Minha Pele" é uma divertida paródia da realidade brasileira.O vídeo nos auxilia para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula. Nesta história que é invertida, os negros são classes dominantes e os brancos foram escravizados.Os países pobres são Alemanha ,EUA,e Inglaterra,enquanto os países ricos são, por exemplo,África do Sul.Maria é uma menina branca, pobre,que estuda num colégio particular graças á bolsa-de-estudos que conseguiu pelo fato de sua mãe ser faxineira da escola.A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social,com execeção de sua amiga Luana,filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres,possui uma visão mais abrangente da realidade. Maria quer ser "Miss Festa Junina" da escola , mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia,onde só o negro é valorizado,á resistência de seus pais , á aversão dos colegas e á dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos,em sua maioria muito pobres.Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de avanturas para alcançar seus objetivos.O centro da história não é o concurso ,mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação.Ao final ela descobre que, quando mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
(Sou Luana Silva da turma I) Eu gostei do filme pois ele mostra que ñ é só o negro que sofre de discriminação + o branco também."Muitas pessoas tem preconceitos ñ sabendo elas que todos nós somos feitos de carne e ossos,e todos nós somos iguais independente de cor ou raça".
jamile sala [g] eu ja avia assistedo esse filme o ano passado mais adorei velo de novo. o racismo nao deforma so a cabeca dos negros e sim de negros e brancos agora reflita e pense que somos todos iquais.
Gabriela Santos Sala C Ao assistir "VISTA MINHA PELE", percebemo o tamanho do preconceito racial que temos q enfrentar e principalmente destruir, vivemos em uma humanidade totalmente egocêntrica, o incrivel é brasileiro ter racismo!? brasileiro racista é o cúmulo do absurdo!!! "PELE BRANCA, SANGUE NEGRO" povo de um sangue totalmente negro TEM RACISMO DE QUE, DE QUEM? quem nos deu este direito de achar, que B ou C tem cabelo ruim? incrivel né?!!! existe um ditado q diz: os dedos das mãos são irmãos mais ñ são iguais, assim mesmo é a humanidade somos todos filhos de um só PAI, todos com suas diferenças e ñ nos olhamos como irmãos.
As pessoas deveriam olhar para se mesmo, para ver que nem a cor da pele e nem sua etnia não faz o caráter de um ser humano e sim sua liberdade de poder se expressar perante a sociedade seja ela de qualquer âmbito social.
"Medite também vocês nisto, e não se deixem levar pela ignorância irracional que ainda assola nossa humanidade".
É PRECISO FAZER UMA ANALIZE ENTRE PRECONCEITO E RACISMO DO MEU PONTO DE VISTA SÃO DIFERNTES E NOS LEVA A MESMA REFLEXÃO EX: BLOCO DE BRANCO QUE NÃO ENTRA NEGRO É RACISMO E DE NEGRO QUE NÃO ENTRA BRANCO??? NÃO CUSTA PENSAR VALEU O FILME É OTIMO. IVALDO SIMÕES 2ºB
Desenvolvido desde 2003 na Escola Polivalente de Aratu, o Projeto Poliafromúsica tem como objetivo contribuir para que alunos, educadores e comunidade tomem consciência da sua responsabilidade na transformação das relações de desigualdades e discriminação , despertando a consciência da diversidade racial/étnica como riqueza e não como um problema.
Deus quando criou a terra Criou os animais e disse ao leão Aqui esta a floresta Criou o peixe e disse Aqui esta o mar E de todas essas criaturas criou o homem Mas ele não disse Aqui esta a raça negra Aqui esta a raça branca Mas sim ele disse Aqui esta a raça humana.
A Escola polivalente de Aratu foi construída em Simões Filho-Ba através de doações da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha e inaugurada em 06 de agosto de 1976 tendo como idealizador, construtor e representante da Igreja Luterana no Brasil, o Pastor e Professor Paulo Ricardo Klaudat que ainda hoje professor da escola. O Poli (como é carinhosamente chamado pelos alunos) funciona em convênio com o governo do Estado da Bahia, atendendo atualmente a 1.332 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno com o Ensino Fundamental de 5ª à 8ª séries, Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos III no turno noturno. A equipe administrativa atual é formada pelos professores: Maria aparecida dos Santos Conceição (diretora), Elaine Rodrigues (vice-diretora vespertino). Ademair Amorim de Jesus (coordenadora pedagógica noturno), Maria do Nascimento Castro (Naná) e Ana Simone Souza. O Poli funciona com trinta e cinco professores nos três turnos, tendo como equipe participante do projeto, os professores: Alvaí, Denilson, Davi, Jamerson, Josafá, , Kátia, Luzia, Mariluce, Moisés, Paulo Cunha, Paulo Klaudat, Rafael, Rosane, Rosanna, Sheila, Vera Buri. A escola sempre teve como lema “Educando por Amor” Por entender que devemos retribuir ao próximo o amor que recebemos de Deus que nos amou primeiro. Ademair Amorim de Jesus Assista a um video sobre o Poli Contato: poliafromusica@gmail.com
Simões Filho na Vanguarda
Por Valdelice da Silva Sacramento* Emblemática como ela é, Simões Filho, cidade limítrofe com Salvador, capital baiana, e a maior cidade negra fora da África, deu no último dia 17, uma verdadeira idéia do que significa ser a segunda cidade com maior número de negros da Bahia. Um projeto inovador acaba de ser lançado em comemoração ao dia da “Consciência Negra” e promete ser parte do cotidiano do município. Trata-se do “Poliafromúsica” que em definição própria de seus idealizadores tem como objetivo “contribuir para que alunos, educadores e comunidade tomem consciência da sua responsabilidade na transformação das relações de desigualdades e discriminação, despertando a consciência da diversidade racial/étnica como riqueza e não como um problema”. Sem dúvida, mereceu o louvor de todos os que participaram do lançamento do projeto; a partir de agora veremos muitos frutos desse trabalho espalhado pelo Brasil. E a Bahia, mais uma vez, mostra que seus 417 municípios têm muito a contribuir, mas coube a Simões Filho o papel de vanguarda na demanda que desperta a consciência da diversidade. *Valdelice da Silva Sacramento é aluna do 1º e 2º ano sala P
*Lembro-me que ano passado ja tinhamos assistido esse video,mas após a palestra de ontem percebi que esse longa tem muito mas a ensinar do que pensamos, ao assisti-lo.
ResponderExcluirSomos verdadeiramente racistas ao ver o filme e nos perguntarmos "Oxe esses papeis nao estam invertidos??"
E porque nao??
Reflita.
Cleverton Jorge 3ºano/Turma F
EU ADORE O FILME ELE NOIS MOSTRO QUER O RACISMO NAO SO EXISTE COM OS NEGRO SIM COM OS BRANCO TAMBEM,TURMA M PADRINHO JOSAFA
ResponderExcluirVista a Minha Pele
ResponderExcluir"Vista a Minha Pele" é uma divertida paródia da realidade brasileira.O vídeo nos auxilia para discussão sobre racismo e preconceito em sala-de-aula.
Nesta história que é invertida, os negros são classes dominantes e os brancos foram escravizados.Os países pobres são Alemanha ,EUA,e Inglaterra,enquanto os países ricos são, por exemplo,África do Sul.Maria é uma menina branca, pobre,que estuda num colégio particular graças á bolsa-de-estudos que conseguiu pelo fato de sua mãe ser faxineira da escola.A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social,com execeção de sua amiga Luana,filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres,possui uma visão mais abrangente da realidade.
Maria quer ser "Miss Festa Junina" da escola , mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia,onde só o negro é valorizado,á resistência de seus pais , á aversão dos colegas e á dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos,em sua maioria muito pobres.Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de avanturas para alcançar seus objetivos.O centro da história não é o concurso ,mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação.Ao final ela descobre que, quando mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
(Sou Luana Silva da turma I)
ResponderExcluirEu gostei do filme pois ele mostra que ñ é só o negro que sofre de discriminação + o branco também."Muitas pessoas tem preconceitos ñ sabendo elas que todos nós somos feitos de carne e ossos,e todos nós somos iguais independente de cor ou raça".
jamile sala [g]
ResponderExcluireu ja avia assistedo esse filme o ano passado mais adorei velo de novo. o racismo nao deforma so a cabeca dos negros e sim de negros e brancos agora reflita e pense que somos todos iquais.
Gabriela Santos Sala C
ResponderExcluirAo assistir "VISTA MINHA PELE", percebemo o tamanho do preconceito racial que temos q enfrentar e principalmente destruir, vivemos em uma humanidade totalmente egocêntrica, o incrivel é brasileiro ter racismo!? brasileiro racista é o cúmulo do absurdo!!! "PELE BRANCA, SANGUE NEGRO" povo de um sangue totalmente negro TEM RACISMO DE QUE, DE QUEM? quem nos deu este direito de achar, que B ou C tem cabelo ruim? incrivel né?!!! existe um ditado q diz: os dedos das mãos são irmãos mais ñ são iguais, assim mesmo é a humanidade somos todos filhos de um só PAI, todos com suas diferenças e ñ nos olhamos como irmãos.
As pessoas deveriam olhar para se mesmo, para ver que nem a cor da pele e nem sua etnia
ResponderExcluirnão faz o caráter de um ser humano e sim sua liberdade de poder se expressar perante a sociedade seja ela de qualquer âmbito social.
"Medite também vocês nisto, e não se deixem levar pela ignorância irracional que ainda assola nossa humanidade".
Abrçssss !!!
É PRECISO FAZER UMA ANALIZE ENTRE PRECONCEITO E RACISMO DO MEU PONTO DE VISTA SÃO DIFERNTES E NOS LEVA A MESMA REFLEXÃO EX: BLOCO DE BRANCO QUE NÃO ENTRA NEGRO É RACISMO E DE NEGRO QUE NÃO ENTRA BRANCO??? NÃO CUSTA PENSAR VALEU
ResponderExcluirO FILME É OTIMO. IVALDO SIMÕES 2ºB
O FILME É MARAVILHOSO AMEI. PARABÉNS POR TODO O TRABALHO DO BLOG ESTA MARA ALIANA 2ºB
ResponderExcluir